"A gigante novamente na frente" Google recebe autorização do Estado de Nevada nos EUA, para transitar nas ruas locais. O primeiro modelo a receber a licença é o Toyota Prius, cujo sistema de navegação foi aperfeiçoado pela empresa de internet .A primeira viagem do automóvel deve acontecer em Las Vegas. O Google como sempre esta na liderança, agora o produto é "carro sem motorista". Há mais empresas no ramo, mas a gigante ainda lidera.
Para orientar a navegação do carro, o veículo traz câmeras no teto, radares e um laser que o ajuda a 'ver' pedestres, ciclistas e os demais carros na estrada.
Os engenheiros do Google já testaram o carro nas ruas da Califórnia, inclusive na famosa ponte Golden Gate, em San Francisco. Nestes testes, o carro esteve sob supervisão de um motorista profissional, que estava pronto para assumir o comando do veículo caso ocorresse qualquer problema.
Segundo o engenheiro Sebastin Thrun, o carro percorreu 255 mil quilômetros nos testes. Apenas um incidente foi registrado: um carro dirigido por uma pessoa bateu de leve no veículo da Toyota e do Google em um sinal.
Para o diretor do Departamento de Veículos Motores do Estado de Nevada, Bruce Breslow, os veículos em teste atualmente são os "carros do futuro". Por ora, apenas o Google recebeu licença, mas no futuro o governo estadual pretende emitir licenças a motoristas do Estado.
Uma nova legislação que trata do assunto – que entrou em vigor em março deste ano – afirma que o carro sem motoristas precisa ser supervisionado obrigatoriamente por duas pessoas – uma delas seria um motorista para casos de emergência e o outro monitoraria o computador de bordo. A Califórnia pretende seguir o mesmo caminho.
"A grande maioria dos acidentes ocorre por erro humano, com o uso de computadores, sensores e outros sistemas, um veículo autônomo é capaz de analisar o ambiente de direção mais rapidamente e operar o veículo com maior segurança", afirma Alex Padilla, do Legislativo do Estado da Califórnia.
"O futuro com certeza nos reserva grandes e fantásticas atualizações, apenas esperamos que toda essa tecnologia seja para aperfeiçoamento de nossas vidas e de nosso cotidiano. Mas uma coisa tenho certeza, provavelmente a gigante irá dominar vários mercados da tecnologia futurística." - Willian Oliveira - Redator Sow Digital.
